Textos da Fabiana

O desafio de buscar a certidão de nascimento de um antepassado italiano

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, céu e atividades ao ar livre

Por FABIANA PANOBIANCO

O documento primordial e fundamental pra que se possa requerer o reconhecimento da cidadania italiana é o de comprovação de nascimento do antepassado italiano aqui na Itália. Sem ele, nada pode começar. E geralmente são documentos de 100, 150 anos atrás…

Mas embora pareça difícil, dá pra encontrar esse documento entre os velhos arquivos de prefeituras e paróquias. Mas precisa de muito esforço, boa-vontade e um certo espírito de aventura. Se forem documentos muito antigos, somente se pode encontrá-los nas igrejas onde os antepassados foram um dia batizados, porque antigamente não existiam as prefeituras e seus escritórios de registros.

Hoje saímos cedo de casa com o intuito de buscar uma certidão muito antiga de um antepassado de uma cliente. Tínhamos tudo, todos os dados, e depois de uma pouco de dedicação localizei a paróquia onde ele tinha sido batizado. Pensamos “vai ser tranquilo”, 30 km de casa e lá fomos nós…

Quando chegamos na igreja, a nossa surpresa….

A igreja estava destruída por um terremoto e, por consequência, desativada! E agora?

Lá fomos nós conversar com os velhinhos daquele distrito! Imaginem um povo assustado. Multipliquem por 10! Dois brasileiros perguntado pelo padre com o intuito de conseguir uma certidão de batismo…mil perguntas antes de dizerem apenas o nome do padre e onde morava uma senhorinha chegada do padre, a qual poderia nos ajudar com mais alguma informação.

Passamos verniz na cara de pau e fomos bater na casa da senhorinha, que abriu a porta com um olhar de pânico, e logo disse que não poderia ajudar, pois não sabia de nada. Insistimos e explicamos a situação:

“Viemos de tão longe apenas para pegar este documento, nos ajude por favor, temos um bom coração, não somos da polícia e não vamos prejudicar ninguém com esta informação, apenas queremos conversar com o padre e saber se ele pode nos dar uma cópia deste registro, nada mais!”.

Meia hora depois de muita conversa e já um pouco mais aberta, ela nos disse que o padre era o Sr. G.d L. e que e agora ele ficava na igreja central da cidade administradora daquele distrito.

Lá fomos nós! Pegamos o carro, andamos mais uns 10 quilômetros e nada de achar a tal igreja. Pergunta para um, para em um café disfarça um pouco e procura tirar qualquer informação que possa ajudar. E enfim localizamos a igreja, a qual por incrível que pareça também foi prejudicada pelo terremoto e está em reforma!

Desânimo era a melhor palavra para descrever o que estávamos sentindo.

De repente, olho para um mural na porta da igreja e lá tinha o nome do padre e o seu celular! Ufa, uma esperança!!!

Ligamos, ele pergunta a data em que o antepassado tinha nascido. Quando respondemos que foi em 1864, ele diz que sente muito, mas que todos os registros dessa época foram perdidos com o terremoto, e não tinha nada a ser feito. E desliga o telefone.

Estávamos lá novamente em baixo de um sol de 40 graus do verão europeu, sem rumo nenhum…. quando eu penso em ir na prefeitura e tentar algo. Sabemos que os registros civis na região norte da Itália se iniciaram em 01/09/1871, mas vai saber….vai que…

E lá fomos nós com a esperança renovada quando, para a nossa surpresa, a funcionária pública responsável nos diz que havia uma possibilidade, pois todos os documentos recuperados estavam nos arquivos deles, e que tinha inclusive alguns de 1861, mas que iria demorar e nos pediu 30 dias.

Fizemos uma solicitação por escrito com os dados do antepassado deixamos pra ver o que rola…. aguardamos cheios de esperança de dar a oportunidade de mais um brasileiro se tornar cidadão italiano!

E nós voltamos para a casa admirando os imensos campos de feno das estradas!

Resultado de imagem para campos feno

ATUALIZAÇÃO: Depois de algum tempo, SUCESSO! Conseguimos a tão suada certidão, e mais uma brasileira vai se tornar também italiana!

Quer encontrar a certidão  de nascimento do seu antepassado italiano? Escreva pra gente: contato@italianando.com.br

Tagged