Matérias

Cresce número de pais que querem cidadania para garantir estudo e trabalho dos filhos no exterior

Nos últimos meses tem crescido o número de pais e mães que, sendo descendentes de italianos, requerem o reconhecimento da cidadania da Itália. Em muitos casos, essas pessoas não almejam os benefícios para si próprias, mas sim aos seus filhos, já que a legislação italiana concede automaticamente a todos os filhos menores de 18 anos de cidadãos ou cidadãs italianos o direito de adquirir também a cidadania do país, sem processos ou maiores burocracias.

A grande vantagem, além de possibilitar que pais e filhos residam em qualquer país da União Europeia, é a educação. Algumas das universidades mais prestigiosas do mundo encontram-se na Itália, como Roma La Sapienza, Politecnico di Milano, Università degli Studi di Siena e muitas outras. Além de poderem estudar no país, os filhos de italianos reconhecidos também podem aplicar-se para frequentar universidades de toda a Europa, tendo ainda facilidades caso queiram uma vaga para instituições de ensino nos Estados Unidos, Canadá, Austrália ou Japão.

Universidades quase gratuitas

Salvo raras exceções, a quase totalidade das universidades na Itália é pública e gratuita para cidadãos italianos. Paga-se apenas uma taxa anual, a qual é calculada tendo como base a renda familiar do estudante. De qualquer forma, os valores máximos giram em torno de 1.000 a 1.500 euros por ano. Caso a família comprove uma renda baixa, o valor pode cair ou até mesmo zerar.

Tem vestibular?

Em linhas gerais, não há prova vestibular nas universidades italianas, e a maioria dos cursos é “ad acesso libero”, ou seja, de acesso livre para cidadãos italianos, sem prova de ingresso. Apenas para algumas disciplinas, como medicina, engenharia civil e outras poucas, faz-se necessário um teste de admissão.

Como fazer?

Para os pais descendentes de italianos que desejam o benefício aos seus filhos, é importante avisar: a cidadania automática é possível apenas até os 18 anos. Basta ter um parente italiano na linha de ascendência (sem limite de gerações), e não é necessário ter o mesmo sobrenome deste.

Ingressar com o pedido de reconhecimento de cidadania nos consulados italianos no Brasil não tem surtido o efeito desejado, já que, em razão do alto número de requerentes, os processos têm durado mais de 15 anos em alguns casos, fazendo com que os filhos alcancem a maioridade antes de concluído o procedimento.

Já na modalidade administrativa, em que se requer o reconhecimento da cidadania diretamente na Itália, o pai (ou mãe) descendente de italianos não necessita viajar com os filhos. Caso o requerente não possa ou não queira viajar à Itália, há a conveniente saída do pedido de reconhecimento da cidadania italiana por ação judicial, cujo processo dura apenas cerca de 3 anos.

Quer saber se você e seus filhos têm direito, além de outras informações sobre cidadania italiana? Escreva para o Italianando pelo e-mail: contato@italianando.com.br. Teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Tagged